NINA SIMONE – LITTLE GIRL BLUE – BETHLEHEM RECORDS – 1957 |
01- Mood Indigo
02- Don´t Smoke In Bed
03- He Needs Me
04- Little Girls Blue
05- Love Me Or Leave Me
06- My Baby Just Cares For Me
07- Good Bait
08- Plain Gold Ring
09- You´ll Never Walk Alone
10- I Loves You, Porgy
11- Central Park Blues
Nina Simone no começo de carreira. Ainda classuda e acadêmica. E mesmo assim, consegue ser mais vívida do que muitas das atuais "divas" do jazz.
ResponderExcluirQuando Nina, já passado seu auge, foi indagada sobre uma nova geração de cantoras/pianistas na praça, dentre as quais Diana Krall, disse: "Não sei de quem se tratam. Eu sou Nina Simone. Quem são elas?".
Assim era Nina. E só quem tem uma ideia de quem foi essa criatura abençoada pela arte e atormentada pelo gênio difícil e pelos amores erráticos, além de seu engajamento em causas políticas, compreende que, em face às anódinas intérpretes de jazz que costumam ser a ela associadas, Nina tinha motivos para se impor.
Quanto ao disco em questão, o primeiro de sua carreira, destaco "Plain Gold Ring" e a elegância do piano em "Good Bait". Não, "I Loves You, Porgy" ainda não estava sendo interpretada com toda a sua potencialidade como Nina faria em versões posteriores.
Porém, ainda que o melhor de sua produção situe-se entre o fim dos anos 60 e o começo dos 70, beneficiada pela efervescência história do período, "Little Girl Blue" é um belo trabalho, importante para compreender como aquela cantora que se rasgava e feria toda em músicas que ela torcia e retorcia até qualquer um pensar que fossem todas de sua lavra começou a aparecer ao mundo.
Obrigado André!
ResponderExcluirComo sempre matando a pau.
Esse blog é muito seu!
Valeu por mais este comentário!